REGULAMENTO

1. O que é o CPAQ?

O Concurso Paulista de Aquapaisagismo é um concurso gratuito realizado pelo grupo Aquarismo Paulista e tem como objetivo principal fortalecer, divulgar e incentivar o desenvolvimento do aquarismo e do aquapaisagismo dentro do Estado de São Paulo.

2. Quem pode participar?

O concurso será aberto somente aos aquaristas residentes no Estado de São Paulo.

3. Categorias

– Aquário Plantado: categoria destinada aos aquários acima de 64 litros brutos.

– Nano Plantado: categoria destinada aos aquários de até 64 litros brutos.

4. Inscrições

A inscrição é gratuita.

A inscrição obrigatoriamente deverá ser realizada única e exclusivamente no site www.cpaq.com.br, através do preenchimento completo do formulário de inscrição.

As inscrições começam no dia 15 de Maio.

Cada participante poderá inscrever no máximo 2 aquários de sua autoria em cada uma das categorias disponíveis.

No caso de um mesmo participante possuir mais de um aquário na categoria, o trabalho que concorrerá na disputa dos prêmios será aquele com maiores notas por parte da comissão julgadora.

As inscrições se encerram automaticamente no dia 31 de agosto às 23:59 (horário de Brasília), não sendo possível efetuar novas inscrições após esta data/horário.

Não serão aceitas inscrições de aquários com layout montado por terceiros. Caso seu layout tenha sido montado por outra pessoa, será desclassificado mesmo tendo sido aprovado para ser julgado.

Não haverá restrição a montagens que tenham sido divulgadas em sites, fóruns ou redes sociais.

5. Imagens

Obrigatoriamente o participante deverá enviar uma foto frontal do aquário na qual seja possível visualizar todo o aquário.

A foto frontal do aquário deverá exibir as 4 bordas do aquário sem recortes.

Se houver elementos que componham o paisagismo fora da borda superior do aquário, esses elementos também poderão ser inclusos na imagem, pois também farão parte do julgamento.

Nas fotos poderá ser incluída uma moldura PRETA em torno do aquário desde que seja possível visualizar as 4 bordas do aquário.

O participante poderá enviar até 3 fotos do seu aquário para exibir detalhes que julgue serem importantes.

Cada foto enviada deverá ter no mínimo 2 megapixels (1600 x 1200) e no máximo 5 megapixels (2560 x 1920) no formato JPG.

As fotos devem ser enviadas com 72dpi.

Não serão aceitas fotos com resolução abaixo de 2 megapixels ou acima de 5 megapixels ou em outro formato que não seja JPG.

Serão permitidos pequenos ajustes e correções de brilho, contraste, saturação, exposição desde que usados moderadamente.

Não serão permitidas fotomontagens com adição ou remoção de elementos na foto do layout original do aquário. Caso seja detectado uma fotomontagem o usuário será desclassificado.

A organização do concurso poderá exigir fotos adicionais caso seja necessário.

6. Critérios de Avaliação e Pontuação

Todo o conjunto que estiver visível dentro ou fora do aquário e que faça parte do paisagismo será aceito.

A avaliação consiste no julgamento dos seis critérios de avaliação e pontuação com notas variando de 1 até a máxima especificada para cada critério, conforme a lista abaixo.

Será considerado vencedor aquele que tiver a maior nota na somatória de todos os juízes.

Caso haja empate, o vencedor será aquele que obtever a maior nota no critério Criatividade e Originalidade.

Persistindo o empate, a data e hora de inscrição serão utilizados como critério de desempate.

Criatividade e Originalidade (1 a 10 pontos): irá analisar a criatividade e originalidade utilizada para criação do paisagismo, bem como o nível de dificuldade de criação do mesmo.

Paisagismo (1 a 10 pontos): irá analisar a harmonia entre a flora, rochas e troncos.

Flora (1 a 10 pontos): irá analisar a escolha, posicionamento, cores, tipos de poda e a saúde das plantas utilizadas.

Fauna (1 a 10 pontos): irá analisar a escolha, a quantidade e a compatibilidade da fauna utilizada.

Momento da Foto (1 a 5 pontos): irá analisar a posição da fauna no momento em que o mesmo foi fotografado e a existência de equipamentos que possam estar visíveis na foto enviada.

Qualidade da Foto (1 a 5 pontos): irá analisar a qualidade da foto no que se refere a foco, nitidez, iluminação, etc.

7. Direitos de Uso

Ao enviar o material para o CPAQ, automaticamente o participante estará autorizando a utilização do mesmo, sejam fotos, textos ou qualquer outra informação, pela organização do presente concurso e pelo site www.cpaq.com.br, sem qualquer restrição de divulgação, por mídia impressa, televisiva, digital, outros meios de transmissão de dados ou qualquer outro modo que venha a existir, sem qualquer tipo de ônus.

* Regras sujeitas a alterações sem aviso prévio